Terça-feira, 5 de Outubro de 2004

diario de bordo regresso a Itália

26 de Setembro 2004
Inicio a Itália vazio até Nelas pela IP5 com a roda no ar sempre a 80kms a hora lá vou eu da parte de tarde para carregar e seguir viagem, sai do cliente as 24horas e fui dormir a Celorico da beira
27 de Setembro 2004 as 10horas depois de ter dormido 9horas de sono e retemperado as energias lá vou novamente na estrada até Vilar Formoso onde almocei com velhos amigos da estrada, encontreime com o Jordão alguma conversa e algumas garfadas de frango assado e batatas, umas atras de outras e o almoço estava feito tomo o café despeço do velho amigo e la vou novamente até Quintana del Punte nada modificado, apenas as obras da nova autovia A62 de Ciudad Rodrigo a Salamanca, tomo café na area Suco cumprimenta-se os empregados aguarda-se que chega a hora de recomeçar o trabalho, recebo uma mensagem do companheiro Abilio a perguntar onde estou e como está a correr a jornada responde-se a mensagem e digo que vou dormir a area de serviço da Cepsa em Irun e chego por volta das 21h30 responde que é tarde para ele, pois vai começar a trabalhar as 4horas da manhã. cheguei as 21h40 fui jantar e como não podia de ser Bistec de Ternera e Uma Coca Cola de 0,5 litros, janta-se e lá vou para a minha companheira ( Rica Cama ) que me espera desesperadamente para me dar conforto durante 10 horas de descanso.
28 de Setembro 2004 a manhã acordou solarenga e quentinha a chamar-me mais cedo do que o previsto, sigo para a estrada e as 12h30 para em Toulouse para almoçar, o cozinheiro diz que com o calor que está só pode fazer massa esparguete cozida com um bife. almoça-se e por das 14horas sigo viagem em Direcção a Itália em Arles acontece a primeira surpresa um pneu da galera rebentou e tenho que o mudar (carregado com 24 toneladas e o conjunto com 40 toneladas) tarefa nada fácil para um homem só, bem 1 hora de trabalho forçado, e quando estou a por o macaco surge uma ajuda bem vinda um Português companheiro da estrada para fazer o descanso de 1hora e veste também o fato macaco e ajuda ao fim de 30 minutos pneu mudado e pronto para seguir viagem. Tenho um SMS no telemóvel do meu amigo Gandra, onde estás? já mudei pneu, respondo em Arles e já mudei também vou dormir ao Esterel, responde-me vou dormir em Montpellier. Lá vou eu novamente, e a 2ª surpresa em Lançon de Provence, pago a portagem e a Douane Française manda-me parar para controlo de rotina, e surge um Português na Douane conversa-se fazem o controlo 10 minutos perdidos que não posso repercurtir em descanso e fica em tempo de trabalho, bem! acontece a todos que andam na estrada e se for a Policia é bem pior, e eis que surge a Serra do Les Adrets de Esterel onde previ pernoitar, estou a 6 horas de Milão mas vou para Treviso e tenho que passar Veneza de Noite.
29 de Setembro 2004 a manhã acordou muito quente as 7 horas da manhã ja estavam 19º, surge Cannes sempre bonita com as suas palmeiras na auto estrada, passo bem sem transito, a entrada de Nice algum transito não se perde tempo e surge as portagens para se começar a subir a serra para o Mónaco em Beau Solei já estava 22º dá-se uma olhadela pela janela e vê-se o Mónaco em baixo e continuo viagem para Itália então aparece a placa ( Competenza de Stato itália 2 kms) entra-se no Tunel velocidade máxima 50 kms e eis que regresso a Itália ao fim de 2 anos à 12h30 vejo Genova ao fundo a barriga da horas e é tempo de fazer o almoço o cozinheiro não tem vontade de fazer o repasto, e surge uma Nuestro Hermano conversa-se e faz o almoço comemos os dois ao fim de 1 hora esta a louça lavada e arrumada e pronto para seguir viagem, as 16 horas surge Verona e é tempo de descanso e retemperar forças, recebo as ordens de carga para retorno, as 21 horas chego a Treviso e a cama chama por mim.
30 de Setembro de 2004 manhã muito quente 26º as 6 horas da manhã começa -se a trabalhar é preciso descarregar e começar a carregar em Padua 2 clientes é necessário encontrá-los e depois seguir para Vicenza para mais um cliente, aqui perde-se muito tempo cerca de 7 horas o carro está cheio são horas para seguir viagem para Portugal mas antes é necessário verificar qual o tempo real que existe para conduzir as 22 horas são horas de parar em Bréscia para dormir.
01 de outubro de 2004, sábado o tempo continua muito quente 7 horas da manhã 23º é tempo de começar a trabalhar e lá vou eu em direcção a fronteira as 11 horas da manhã é tempo de fazer o almoço em San Remo o cozinheiro resolve fazer peixe cozido com batatas, come se bem lava-se a loiça arruma-se e segue viagem é sábado e não se pode perder tempo pois as 21 horas é proíbido conduzir e a infracção são 135 euros de multa, as 16 horas uma grande surpresa em Montpellier para para descansar e aparece um velho companheiro e grande amigo, Fernando e o Gandra combina-se fim de semana em Corbieres aceito cheguei lá as 20 horas e jantar está pronto bife com massa à Quim da Lancha ( isto é todo o tipo de massa mais cenoura mais , e mais ) bem o almoço do dia seguinte é me entregue e marca-se logo Bacalhau à Espanhola para 6.
2 de outubro 2004 9 da manhã vou para tomar banho na area de serviço e a menina diz-me CE NÉST PAS POSSIBLE LE DOUCHE EST UN PANNE, HORS DE SERVICE estava afixado, bem tive que aceitar estou em França é normal por incrivel que pareça o banho muitas vezes é negado, fui ao restaurante e contei o que se estava a passar por gentileza a senhora diz n'a pas probleme, par vous le douche ces gratuit, ja estou mais fresco e reconfortante e vou acordar o resto dos colegas faz-se o pequeno almoço, e depois o almoço para 6, lancha-se pois não se pode conduzir só as 21horas é possivel então depois de tanto descanso chega as 21 horas começa o trabalho nocturno até Tarbes chego as 01 da manhã são horas de dormir.
03 de outubro de 2004 09h30 são horas de acordar as 10 horas começa o trabalho as 12h30 chego a Alsasua juntamos os colegas da casa o cozinheiro diz que tem Feijoada a transmontana conjelada faz-se arros somos 6 colegas temos que comer e recomeçar o trabalho, as 22 horas são horas de dormir em Portugal na fronteira de Vilar Formoso.
De salientar que o cozinheiro que aqui se fala é motorista do camião.
até breve para a próxima viagem aqui se relatará .
publicado por driver às 18:43
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2 comentários:
De Rui Luis Pratas a 27 de Novembro de 2004 às 20:10
É de bom agrado verificar que existe na classe de motorista de pesados pessoas com grandes capacidades de escrita e potencialidade para descrever o tempo de ausencia familiar que sómente quem por isso passa percebe.assim como entender ou fazer com que alguem perceba que a camionagem não é a ultima alternativa.
Caro colega escrevo este breve comentário porque fui motorista de pesados durante cerca de 9 anos nos transportes Luis Simões, com o acumular dos anos fui verificando que conduzia com gosto e que gostava do que fazia, no entanto a firma nos ultimos meses atravessa uma reforma na sua estrutura comandada pelas chefias que basiando-se em actos de antigos ditadores viram-se contra os motoristas, aos quais apontam todas as culpas para os gastos excessivos razões pelas quais levam a que me despessa de tão ingratas chefias que marginalizam a nossa profissão.
caro colega colocarei o seu enderesso nos favoritos pois terei todo o gosto em lêr os relatos das belas viagens que tantos acham que se poderiam tornar 90% de lucro caso os motoristas aprendessem a conduzir.


De gandratruck a 16 de Outubro de 2004 às 16:18
Um abraço, e boa viagem...

divide o texto, caso contrario massacras o pessoal, ou aumenta a letra...
:)

porta-te bem


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